segunda-feira, 28 de março de 2011

Acontece

Acontece que o tempo passa o tempo inteiro, acontece que passa, às vezes, um ano inteiro e a gente nem vê os anos passarem. 
Acontece que um dia o dia amanhece e a gente nem sempre quer levantar.
Acontece que a gente não domina o que sente, tem sentimento que simplesmente acontece, não dá pra evitar. 
Acontece que o contrário também acontece, tem gente que para a gente, simplesmente, não desce, nem adianta tentar. 
Acontece que um dia alguma coisa acontece e faz você se questionar por que parece que o mundo dá tantas voltas e para gente ele nem sai do lugar. 
Acontece, sempre acontece e não vai parar, tem coisa que simplesmente acontece e a gente não pode mudar. 
Acontece que é preciso acostumar, acontece que é preciso deixar para lá aquilo que não faz nenhum sentido, não te leva a nenhum lugar. 
Acontece que a gente nem sempre quer esperar, quer mesmo é apressar, chegar enfim num consenso. 
Acontece que, às vezes, falta bom senso, e que às vezes é bom ele faltar. 
Acontece, um dia acaba que acontece, e quando menos se percebe, a gente acaba chegando onde queria chegar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ser forte

"Ser forte é fazer alguém feliz quando se tem o coração em pedaços."
Li esta frase num email que recebi e percebi o quanto o que ela tem a dizer é verdade...
A mudança é, muitas vezes, inevitável, segundo Buda, a única constância.
Muitas vezes nos assusta, nos pega despreparados, mas na minha visão é um mecanismo que Deus usa para não nos deixar acomodados. Algumas perdas, muitas irreparáveis, algumas circunstâncias nas quais, às vezes, nos percebemos presos, tantos e tantos acontecimentos simplesmente acontecem e não nos perguntam se estamos satisfeitos.
Passamos por muitas coisas na vida, boas e ruins, tristes e alegres, algumas parecem nos destruir por dentro, outras nos dão sustento, nos soerguem. O que nos faz fortes ou fracos, o que nos diferencia é a capacidade de tirar ensinamentos das experiências pelas quais passamos, extrair de nossas vivências conhecimentos e questionamentos que nos façam, de alguma forma, crescer, aprender.
O ato de questionar, de duvidar do que cremos, sentimos e pensamos, a capacidade que temos, como seres humanos, de racionalizar, é a sutileza que nos faz amadurecer, a nos buscar e compreender imperfeitos como somos; pois é o ato de ponderar que nos faz ser.
É preciso reagir, repensar, questionar, é preciso mudar, deixar o casulo, metamorfosear.
O que é imprescindível, porém, é "arar a terra das emoções", para que novos sentimentos possam ser plantados, apesar das dores, das perdas, do sofrimento, dos percalços.
Apesar dos percalços, precisamos manter a confiança, tentar sorrir, tanto na tempestade quanto na bonança. E tão importante quanto sorrir é fazer sorrir, manter acesa a chama da fé, esperança. Espalhar confiança, alegrar, perseverar no amor, perder o medo de viver e se deixar levar, depois de cair, ser capaz de se levantar e se manter contente, mas sem se contentar com algo que não te faça feliz o suficiente.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Esperança

Achamos que nossas vidas são sólidas, que tudo está no seu perfeito equilíbrio, cada coisa em seu devido lugar. Achamos que temos o comando de todas as coisas, e de repente, somos pegos por nossa própria armadilha, armadilha que nós mesmos criamos. Não temos controle de nada, nem de nós mesmos, somos limitados, desprotegidos, muitas vezes, na maioria das vezes, indefesos. Inseguros, é assim que somos e isso não é defeito, é ser humano.
Entre o céu e a terra escondem-se muitos segredos, dentro de nós mesmos guardamos lembranças que nem sequer lembramos. Não se culpe por simplesmente sentir medo, por vacilar, temer a noite escura. A escuridão existe, mas também há a luz e uma não seria nada sem a outra. O medo existe para provar a fé, a fé para alimentar a esperança, a esperança existe para que se possa crer que é possível ser feliz, se soubermos aceitar as mudanças. O mundo muda, as pessoas mudam, os sentimentos, as certezas mudam, os desejos, as verdades mudam, as dores curam, o que é essência permanece.
Não temos o controle de nada, não temos poder de manter as coisas intactas, mas podemos ter fé, podemos ter esperança, perseverar e crer que há bem também, onde há mudança. É preciso confiar, é preciso acreditar, pois depois da tempestade, certamente, vem a bonança.